A partir de quinta-feira, dia 7 de maio, o uso de máscaras passa a ser obrigatório em todo o estado de São Paulo. A regra passa a valer para pessoas que estiverem caminhando pelas ruas, dentro de estabelecimentos comerciais, no transporte público e mesmo em veículos particulares.
O decreto foi publicado nessa terça-feira pelo governo do estado, mas a fiscalização vai ficar a cargo das prefeituras.
Na capital paulista, o prefeito Bruno Covas disse que até o dia 6 a nova lei vai ser regulamentada, e isso vai determinar quem fiscaliza e qual a penalidade para quem descumprir a determinação.
A princípio, a quarentena no estado de São Paulo acaba no dia 10 de maio. Na capital paulista, a prefeitura já avisou que a medida continua depois disso, e com regras mais rígidas. Nessa segunda-feira, começaram a ser instalados bloqueios em vias importantes da cidade para limitar o fluxo de veículos.
Nas outras cidades, o governador João Dória também avisou que municípios onde o índice de isolamento segue abaixo de 50% não vão poder flexibilizar a quarentena.
O estado de São Paulo tem mais de 32 mil casos confirmados de coronavírus e 2.654 mortes. 9 mil pacientes estão internados tanto em UTIs quanto em enfermarias, entre casos confirmados e suspeitos. A Taxa de ocupação das UTIs no estado está em quase 68%, e na Grande São Paulo o índice é de 89%.
Sobre o Autor