Rádio Imprensa

Comitê aprova Plano de Trabalho e coleta seletiva pode voltar – AIRTF

Comitê aprova Plano de Trabalho e coleta seletiva pode voltar

porairtf

Comitê aprova Plano de Trabalho e coleta seletiva pode voltar

A coleta seletiva de materiais recicláveis em Franca pode estar de volta nas próximas semanas, a depender do cumprimento de algumas etapas estabelecidas em recente TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado entre o Ministério Público, a Prefeitura de Franca e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da cidade em região. Por motivos de segurança e prevenção ao coronavírus, esse trabalho foi suspenso por intervenção do próprio Ministério Público, considerando as condições insalubres do ambiente e também de muitos dos personagens envolvidos, pessoas já idosas e muitos com a saúde debilitada.

Dentre as exigências para o retorno as atividades, uma delas eram adequações gerais nas atuais instalações da Central de Triagem existente no Distrito Industrial e também, a apresentação de um Plano de Trabalho com todas as medidas de segurança, que deveria ser submetido para apreciação do Comitê Municipal de Contingenciamento e Enfrentamento da Covid-19. Esse documento-proposta foi elaborado pela Cooperativa e levado na reunião do Comitê na última terça-feira à noite e teve aprovação.

Etapas seguintes

Há uma disposição grande dos dirigentes da Cooperativa para retomar as atividades no começo de agosto, possivelmente entre os dias 10 e 15, porém isso será melhor avaliado no decorrer dos próximos dias. Isso porque algumas etapas indispensáveis terão que ser cumpridas antes, relacionadas a Prefeitura, que envolve a orientação sobre ações de prevenção à Covid-19 no trabalho, como utilização correta dos EPIs, atualização das vacinas das pessoas envolvidas (cooperados) e respectiva testagem de todos aqueles que estarão nas frente de trabalho.

Essas providências estarão sendo melhor discutidas nesses próximos dias, tendo sido acertado também no TAC, o fornecimento facultativo mas já garantido, de 30 cestas básicas aos cooperados durante 2 meses (julho e agosto), pela empresa Selela, responsável pela coleta do lixo urbano na cidade.  Esse tipo de coleta nesse período vem sendo realizado no sistema convencional pela permissionária.

Fonte: Prefeitura Municipal de Franca

Sobre o Autor

airtf administrator