Rádio Imprensa

Pix chega trazendo vantagens em transações bancárias sobre os bancos – AIRTF

Pix chega trazendo vantagens em transações bancárias sobre os bancos

porairtf

Pix chega trazendo vantagens em transações bancárias sobre os bancos

Você sabe o que é Pix? É uma nova transação que está chegando ao Brasil depois de já ter sido implementada em vários países.

A promessa é de que chegue trazendo uma série de vantagens na hora de fazer transferências e receber dinheiro. É que com o Pix a operação bancária é concluída em no máximo 10 segundos. Além do mais, o sistema funciona 24 horas por dia e 7 dias da semana, o que coloca fim à espera de que os saldos caiam na conta quando as operações forem feitas durante o fim de semana e feriados.

O economista e presidente do conselho de economia do Distrito Federal, César Bergo, destaca algumas vantagens de aderir ao PIX:

Essa nova funcionalidade também elimina de uma vez por todas as necessidades de cadastrar número de conta, agência e CPF na hora de receber uma transação. Com o PIX, você precisará informar apenas a chave cadastrada, que poderá ser, o seu CPF, que já é um número memorizado, telefone ou ainda um endereço de e-mail.

Caso você não queira nenhuma dessas chaves, os bancos ainda podem gerar uma com números aleatórios você.

Mas atenção, quem não se sentir à vontade poderá continuar usando as transações já tradicionais, como TED, DOC e pagamento de boletos, por exemplo, sem que nenhum cliente seja prejudicado.

Para pessoas físicas, tanto o cadastro quanto o uso do PIX não terão nenhum tipo de taxa. E se você estiver se perguntando o que os bancos ganham, já que a operação não tem custos, o economista Cesar Bergo vai tirar essa dúvida:

O Pix começa a funcionar efetivamente no Brasil no dia 16 de novembro. De acordo com o último balanço do Banco Central, divulgado nessa quinta-feira, mais de 36 milhões e meio de pessoas já haviam feito o cadastro de chaves.

Fonte: Rádio Agência Nacinal

Sobre o Autor

airtf administrator