O prazo para o recebimento de inscrições do Programa Renda Franca, que terminaria nesta quarta-feira, 31, foi prorrogado até o dia 5 de abril, de acordo com o decreto 11.223, publicado na edição do Diário Oficial do Município, desta quarta-feira.

A decisão de estender o período de inscrições foi adotada para possibilitar que as pessoas, em situação de vulnerabilidade social, tenham oportunidades de se inscrever. O novo decreto possibilita também que os candidatos que já realizaram suas inscrições possam, a partir do meio dia da próxima sexta-feira, 2 até o dia 5, do próximo mês, complementarem informações e incluir documentos comprobatórios dos critérios de elegibilidade do Programa Renda Franca.

Até a tarde desta quarta-feira, 1.683 pessoas tinham efetuado a inscrição para pleitearem o benefício. As inscrições estão sendo feitas, somente on-line, pelo site da Prefeitura, www.franca.sp.gov.br, no banner do programa e as principais orientações da Secretaria de Ação Social é para que as pessoas, antes de iniciar o cadastro, leiam com atenção as instruções, verificando se enquadram nos critérios e exigências da Lei Municipal, além de reunirem toda a documentação solicitada, que deve ser anexada, no momento da inscrição. Durante o preenchimento do formulário é imprescindível, que o candidato insira os números corretos dos documentos pessoais, de familiares, números de telefones com o DDD 16. Qualquer erro registrado nos dados apresentados pode inviabilizar a inscrição. Também é importante, que a pessoa anote e guarde o usuário (e-mail) e senha que serão criados, tendo em vista, que posteriormente, poderão utilizá-los para acessar o seu cadastro para consultar as etapas do programa.

Dentre as condições exigidas para pleitear o benefício, é necessário que a pessoa resida há 3 anos, em Franca, ter 18 anos ou mais, estar desempregada há 6 meses ou mais, não ter nenhum outro tipo de renda e outras.

O Programa Renda Franca vai atender 1.000 famílias, com o pagamento de um auxílio de R$ 300,00, por um período de três meses, condicionado a participação obrigatória, em um dos cursos de qualificação, que serão oferecidos pela Prefeitura, gratuitamente, por meio do Programa Caminho para o Emprego.

A Secretaria de Ação Social está disponibilizando dois canais para o esclarecimento de dúvidas: o whatsapp 3711-9814 e o e-mail: rendafranca@franca.sp.gov.br, que estarão disponíveis até esta quinta-feira, até ás 16h e, posteriormente, na segunda-feira, 5, com atendimento das 8 às 17h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Franca