Os animais, de grande porte, que são recolhidos em vias e áreas públicas da cidade, encaminhados ao Canil Municipal, passam por uma inspeção para a verificação se possuem microchip e, caso não possuam é feita a aplicação do dispositivo. 

A microchipagem de bovinos, equinos e muares possibilita a identificação e informações sobre os animais, bem como dos proprietários e responsáveis. Este serviço objetiva identificar os animais, que já passaram pela unidade e também para o controle de informações, tendo em vista que, em casos de acidentes, envolvendo esses animais, os proprietários sejam responsabilizados pelos danos registrados. Atualmente, já foram chipados 219 animais, que passaram pelo Canil Municipal.

Os animais recolhidos pela Prefeitura, em vias e áreas públicas, podem ser retirados pelos proprietários, no prazo de cinco dias, após a publicação do edital no Diário Oficial do Município, mediante o pagamento das taxas de estadia, cuja diária é de R$ 29,09 (uma UFESP). Os animais reincidentes pela terceira vez ou recolhidos por maus tratos permanecem no canil e são direcionados para leilão.

Novo leilão

Dois leilões foram realizados neste ano, nos meses de março e maio, com o total de 26 animais leiloados. Atualmente, estão no canil 16 animais de grande porte e destes, nove serão leiloados.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que o leilão acontecerá em 7 de julho às 9h30, no Canil Municipal, localizado na rua José Gianesela, 415, bairro City Petrópolis.

Os interessados poderão comparecer ao local, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, com o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3703-9389.

Fonte: Prefeitura Municipal de Franca