A Secretaria de Saúde estabeleceu novas diretrizes para a aplicação de sobras de vacinas da Covid-19, a partir desta sexta-feira, 23, com a publicação da Resolução 16,  no Diário Oficial do Município de hoje.

Segundo o documento, de acordo com o cronograma atual de imunização, terão prioridade no recebimento das sobras técnicas dos imunizantes, as pessoas com idade acima de 25 anos, no período de 26 ao dia 4 de agosto. No período de 5 a 12, do próximo mês, será a vez dos francanos, que tem mais de 18 anos e, posteriormente, a partir do dia 13 de agosto, as pessoas com idade superior a 12 anos até o início de setembro.

Os interessados em receber as doses provenientes de sobra técnica, devem se cadastrar, por meio do site da Prefeitura, pelo link www.franca.sp.gov.br/vacina, informando nome completo, idade, endereço, telefones para contatos, dentre outras informações.  A convocação será feita  pela equipe da Vigilância Epidemiológica, por telefone, a partir dos dados informados no sistema de cadastramento, onde a pessoa deverá comparecer na Unidade de Saúde estipulada, dentro do prazo de 45 minutos (desde que em tempo hábil para a aplicação dentro da validade da vacina, após a abertura do frasco), apresentando um documento com foto, CPF e a comprovação da idade. A pessoa deverá estar apta a receber a vacina, respeitando as contraindicações, de acordo com o Documento Técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 do Estado de São Paulo de 12 de Julho de 2021 – 17ª atualização.

Lucas Souza, secretário de Saúde, explicou que as novas diretrizes foram adotadas, tendo em vista a inclusão de novos públicos-alvos no decorrer da campanha, com a ampliação das faixas etárias, o que vão possibilitar a vacinação das pessoas dos próximos grupos a serem contemplados, conforme os cronogramas dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Imunização. A resolução também atende a necessidade de garantir equidade no acesso as sobras técnicas provenientes dos frascos abertos das vacinas contra a Covid-19, permitindo de forma transparente, a integral utilização das vacinas, evitando a perda de doses.

O prazo de validade das vacinas, após a abertura dos frascos multidoses, ao final do expediente de atendimento é de 48 horas para a AstraZeneca, 6 horas para a Pfizer e Janssen e 8 horas para a Sinovac/Butantan. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Franca